Perguntas frequentes sobre pintura

Como pintar detalhes apoiando a mão se relar na pintura
    Sabe aquele momento em que a gente quer fazer algo minucioso como por exemplo pintar cílios e outros detalhes mas para isso seria bom apoiarmos a mão e obter um traço firme? Para conseguir isso basta pegar uma madeira como por exemplo um cabo de vassoura e segurar ela com a mão esquerda e apoiar a outra ponta nas bordas da tela que pode ser onde for mais conveniente e com a mão que segura o pincel pintar apoiando sobre a madeira. Se preferir pode até elaborar uma madeira bem bonitinha apropriada somente para esse fim. Tenho certeza que muita gente vai até personalizar e melhorar a idéia fazendo até melhor do que isso. Já li muitos comentários sem sentido onde diziam que não deve apoiar a mão para pintar, mas isso é besteira. O que importa é o resultado final, e para que esse aconteça da melhor forma possível vale todos os meios e truques que a imaginação possa oferecer.
Como pintar luzes e sombras das flores vermelhas
    Um problema comum que sempre causa descontentamento quando vamos pintar flores vermelhas é o fato de ficar rosa ao pintarmos as luzes e vermelho sujo nas sombras ficando assim no geral uma pintura fora do idealizado. Para que isso não aconteça mais é bom pintar toda a base da flor com vermelho carmim ou alizarin, usando pouca tinta para não dificultar no acabamento. Depois pintar as pétalas com vermelho que pode ser o chinês e por fim as luzes com alaranjado de cádmio. Desse quase vermelho ou mesmo o vermelho de cádmio. ficando assim as sombras para o alizarin e as luzes para o alaranjado de cádmio.
Cuidados para não desenvolver a ler
Quando pintamos por muito tempo, temos grandes possibilidades de desenvolver a doença ler. E isso acontece sempre no braço que seguramos a paleta, porque ficamos com a mão quase que imobilizada, enquanto que a mão que manipula o pincel está sempre em movimentos. Para evitar esse mal é bom acostumar a pintar com a paleta em cima de uma mesinha do lado sem ficar segurando. Experiência própria. Eu já estava sofrendo desse mal mas acabei com ele agindo dessa forma.
Cuidados para não ter problemas com pulmão ao longo do tempo
Assim como o cuidado para não desenvolver a ler temos também que tomar cuidado para não ter problemas de pulmão ao longo do tempo. Por isso quando estiver pintando deixar o solvente do lado, em cima de uma mesinha junto com a paleta para que o cheiro não fique o tempo todo atingindo o nariz.
Como melhorar a cobertura da tinta amarela
O amarelo é muito transparente e ainda muito fácil de sofrer interferências de outras cores. Por exemplo se esbarrar no azul já fica verde e assim por diante. Muito chato pintar rosas amarelas por conta disso. Mas se você diluir um pouco a tinta amarela com óleo de linhaça de maneira que fique mais ou menos líquida, não escorrendo. Dai com um pincel macio você consegue colocar o amarelo em cima de outras cores com maior facilidade. Mas evite ficar esfregando muito. Pinceladas suaves.
Como fotografar sua obra sem aparecer reflexos
Tenho certeza que você fica insatisfeito com as fotos que faz das tuas obras por causa dos reflexos que aparecem estragando a beleza da pintura. Então faça o seguinte.

Coloque a tela em um lugar onde a luz fique do lado e pegue a câmera, mantenha uma distância aproximadamente de uns cinco metros e da um zoom, se possível com a câmera em um tripé. Assim com a câmera mais longe ela escapa do ângulo dos reflexos. Só não fique muito longe porque dai com muito zoom pode perder a qualidade da imagem.
Como fotografar suas obras sem distorcer a imagem
Essa é outra coisa irritante que acontece. Ao fotografar a tela a imagem fica distorcida, com a tela torta com um lado maior. Faça igual o truque do reflexo. Mantenha uma distância de mais ou menos uns 8 metros e fotografe com zoom. A tela também tem que ficar posicionada exatamente na vertical e posicionar a câmera na mesma altura do meio da tela. Coloca a tela na parede para que fique na vertical, mede do chão até o meio da tela, afasta a uns oito metros posicione a câmera na mesma altura do meio da tela, da o zoom até enquadrar bem e tire a foto. 
Como manter os pincéis macios
Existem várias artimanhas para preservar os pincéis macios. Eu ao longo do tempo convivendo com minhas alunas descobri algumas que realmente funcionam. 
1-Após lavar os pincéis com solvente lavar com sabonete e depois umedecer eles com amaciante e guardar.
2- Após lavar os pincéis com solvente passar graxa sobre as cerdas e guardar assim.
3- Após lavar os pincéis com solvente, molhar as cerdas com água e passar sobre um sabonete como se estivesse pintando o sabonete. Depois acertar as cerdas com os dedos e deixar secar assim. Isso além de manter macios ainda mantém as cerdas todas alinhadas e engomadinhas.
Como preparar os pincéis e deixa los bem melhor para pintar
Você já deve ter notado que os pincéis usados são melhores para pintar. Pena que isso dura pouco porque quando os nesse estágio os pincéis já estão praticamente gastos por completo.
Mas da para preparar um pincel novo e deixar ele bom logo que compramos. 
Você pega uma lixa de lixar ferro bem fininha e passa o pincel nela de maneira que pareça que esta pintando a lixa. Tenha paciência e faça isso bastante até que as cerdas gastem adaptando com a sua posição de pintar. Dessa forma você vai deixar o seu pincel moldado com o seu jeito. Mas cuidado para não exagerar e acabar gastando muito.
Como deixar a tela ainda melhor para pintar
Tem duas coisinha que se fizer na tela antes de pintar vai tornar seu trabalho muito mais prazeroso.
1-Passar uma lixa ultra fina suavemente em toda a tela. Mas cuidado isso é somente para gastar aquela textura áspera uma pouco. Sem chegar ao ponto de atingir as fibras de tecido.
2-Depois umedecer um paninho com óleo de linhaça e passar suavemente por sobre a tela de maneira que fique somente lubrificada e não escorrendo. Fazendo isso os pincéis irão deslizar deliciosamente sobre a tela.
Utilidade dos pincéis arreganhados
Sabe aqueles pincéis que você esqueceu de lavar direito e depois tentou recuperar e acabou ficando com as cerdas todas arreganhadas? Pois é, experimente pintar com eles, folhas de árvores e capins com tinta um pouco diluída.
Limpar os pincéis mesmo sem solventes

Muitas vezes vamos pintar e não temos solventes para lavar os pincéis, e geralmente é de noite quando já esta tudo fechado. Mas quando isso acontecer, pode pintar sem medo. Depois que terminar a pintura e for lavar os pincéis, você antes de qualquer ação esfregue eles em papel higiênico até sair todo o excesso, dai fica fácil lavar com detergente e deixa los perfeitinhos. Tão bom que acho que você vai fazer sempre assim.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails

Aprimorando esse site. Como você gostaria que ele ficasse?